terça-feira, 31 de março de 2015

A Idade Midiática

A história já atravessou muitos momentos que depois foram classificadas por detalhes no comportamento da sociedade e organização das pessoas, exemplo é a Idade Média também conhecida como Idade das Trevas, pois a ignorância social foi associada a escuridão da razão. Hoje em dia tenho a sensação que estamos vivendo a Idade Midiática por muitos motivos que vou explicar.

O comportamento humano vem apresentando uma série de mudanças ao longo dos tempos, seja por influência cultural, religiosa, climática, tecnológica ou por uma série de fatores. Esse último que citei, a tecnologia, nos últimos anos mudou basicamente todos os aspectos da vida de um cidadão médio globalizado. Salvo algumas tribos ou grupos nômades, todo o resto faz parte de uma grande rede de interligações tecnológicas, que criam a sensação e possibilidade de uma realidade virtual. Deve estar se perguntando o que mudou na sua vida com a tecnologia? Posso afirmar que mandar uma carta, fazer compras ou participar da sociedade mudou. O problema que boa parte das pessoas acreditam e não julgam os conteúdos feitos nas diversas mídias, seja rádio, televisão, mídias sociais e por aí vai.

A midiatização social vem a tempos. A transmissão de valores, ideias, ideais não vem mais somente de nossa comunidade ou família e sim de um processo amplo de difusão, o que se por um lado é capaz de informar e educar, por outro é capaz de transmitir doutrinas, assim construir um significado na experiência do cidadão. Quando vemos um corte de cabelo de um personagem de uma novela (fictício) virar moda entre as pessoas ou quando vemos uma determinada dieta de celebridade disseminar como "febre" na sociedade, algo muito errado está acontecendo. Não que o corte de cabelo não possa ser interessante ou a dieta ser boa, o que me preocupa é as pessoas mudarem suas vidas por causa de informações vinculadas nas mídias, que algumas vezes nem são tão precisas, criando mitos que pela ignorância são propagados. 

Esse momento social é extremamente caótico, pois sem padrões sociais (pelo rompimento com as culturas tradicionais) as pessoas buscam algo para acreditar e fazer. Isso é um caminho perigoso, pois a formação de caráter está sem um parâmetro, que as vezes, confunde as famílias e escolas na formação do cidadão. Nessa confusão, acaba que alguns valores são passados pelos processos midiáticos e nem sempre são bons, pense por exemplo no julgamento de certo e errado das pessoas, cada um com seu próprio padrão de achar que o que faz é certo e quase sempre não é. Estou errado? Vejo igrejas caçando outras crenças e isso é só o começo, partidários políticos que expressam com ações violentas suas ideias. Tudo isso ainda é reforçado por uma indução midiática, tenho como ideia que as vezes somos levados a agir motivados por exemplos, um processo primário no processo de educação. Seria por isso talvez que a mídia não noticia suicídio? Então ao invés de usarmos a educação para aprendermos a lidar com as mídias, não estaríamos nós afundando em uma Idade das Trevas Midiática?

Nenhum comentário:

Postar um comentário