segunda-feira, 9 de abril de 2018

A Argumentação Fakenews

Estou anos sem escrever, mas sempre vale a pena voltar...

Então vamos lá!

Cada vez mais se torna quase impossível conversar com as pessoas, antigamente falávamos, ouvíamos e debatíamos, sobre os mais diversos assuntos. Tudo bem... De vez em quando brigávamos uns com os outros, mas havia uma longa e calorosa discussão. Discutir é algo saudável, lógico se bem feito. Isso deixa algumas dúvidas: O que nos tem levado a não conversar e discutir com as pessoas? Seria o "PODER" de ter à mão informação? De achar que só "googando" tenho razão em minhas discussões? O Google ainda não consegue identificar as notícias falsas ou fakenews, estaríamos então buscando por erros?

Na verdade, boa parte de nós se vê obrigado por uma lógica competitiva a sempre querer vencer... E também nos debates do dia-a-dia. Mas a qual custo? Nós muitas vezes não prestamos atenção na veracidade da informação, que é manipulada para satisfazer nosso ego com mentiras.

Li um tempo atrás que a profissão de jornalista acabará, daremos às máquinas ditar o que é certo ou verdadeiro. Nos esquecemos porém que por trás destas máquinas há homens, então quais são as garantias de veracidade?

Em algumas conversas com uns professores, vi que eles estão preocupados em tirar da pessoas a capacidade de julgar pelo o que é verdadeiro e falso. Querem desenvolver algoritmos capazes de reconhecer as notícias falsas, enquanto eu penso que necessitamos é de educação... Uma pessoa esclarecida é capaz de ler, pensar e reconhecer erros, muitas vezes os próprios... Não há máquinas nesse processo.

Enquanto não formos capazes de reconhecer que erramos, na formação da nossa sociedade, na educação diária de cada membro, na manutenção de direitos básicos. Não seremos capazes de ver onde nos desviamos e jamais consertaremos os erros que insistimos em repetir, igual quando eu compartilho algo sem ler ou analisar se é verídico.

Nem entro no mérito da polarização política, aí sim a coisa descamba ao ridículo, há grupos e membros "trabalhando" para propagar mentiras.

Se as redes sociais, são ferramentas boas, porque não temos educação para usá-las? Haveria como ensinar alguém a ter um bom convívio digital? Ou deixaremos por nossas paixões, sim, somente algo tão misterioso quanto uma paixão pode levar a compartilhar ignorância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário